ESO encontra estrela que gira a mais de 2 mi de km por hora

5 dez 2011 - 13h28

O Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul (ESO) descobriu a mais rápida estrela em rotação. De acordo com o ESO, a estrela jovem, brilhante e de elevada massa, situa-se na nossa galáxia vizinha, a Grande Nuvem de Magalhães, a cerca de 160.000 anos-luz de distância. A VFTS 102, como foi chamada, gira a mais de dois milhões de km por hora - 300 vezes mais depressa do que o Sol.

Uma equipe internacional tem utilizado o Very Large Telescope do ESO, instalado no Observatório do Paranal no Chile, para fazer um rastreio das estrelas mais pesadas e brilhantes da Nebulosa da Tarântula. Os astrônomos descobriram também que a estrela, que tem cerca de 25 vezes a massa do Sol e é cerca de cem mil vezes mais brilhante, se desloca no espaço a uma velocidade muito diferente da das suas companheiras.

A diferença em velocidade poderia apontar para o fato da VFTS 102 ser uma estrela fugitiva - uma estrela que foi ejetada de um sistema de estrelas duplas depois da sua companheira ter explodido sob a forma de supernova. Esta hipótese é corroborada por mais duas pistas adicionais: um pulsar e um resto de supernova a ele associado, encontrados na vizinhança da estrela.

Concepção artística da estrela VFTS 102 que gira a cerca de dois milhões de km por hora