PUBLICIDADE

Nasa anuncia hoje novas descobertas de observatório espacial

Nasa vai anunciar hoje novas descobertas de observatório espacial

5 dez 2011 - 07h35
(atualizado às 08h23)
Compartilhar

A Nasa anunciará nesta segunda-feira as descobertas mais recentes do observatório espacial Kepler, que percorre a galáxia em busca de planetas nos quais possa existir água líquida e, portanto, vida. Desde que foi lançado em 2009, o Kepler detecta planetas e possíveis candidatos com uma ampla variedade de tamanhos e em distâncias de órbitas também muito distintas para ajudar os cientistas a entender melhor qual é nosso lugar na galáxia.

A agência espacial deve conceder uma entrevista coletiva às 14h (horário de Brasília) na qual apresentará os dados estatísticos atualizados dos achados do Kepler desde 1º de fevereiro e anunciará uma nova descoberta planetária, antecipou em comunicado.

Na entrevista participarão o diretor do Centro de Pesquisa Ames da Nasa, na Califórnia, Pete Worden, assim como o diretor do Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterrestre (SETI), Jill Tarter. Também estarão presentes a subdiretora da equipe de cientistas do Kepler no Centro Ames, Natalie Batalha e o principal pesquisador do observatório espacial no Ames, Bill Borucki.

Após a entrevista coletiva, será aberta uma conferência científica sobre o Kepler que reunirá de 5 a 9 de dezembro mais de 100 especialistas de diversas áreas como astrofísica e ciências planetárias, que analisarão os avanços realizados graças ao observatório espacial.

Esta é a primeira missão da Nasa capaz de encontrar planetas do tamanho da Terra perto da chamada "zona habitável", a região em um sistema planetário onde pode existir água líquida na superfície do planeta em órbita. Só no ano passado o observatório espacial descobriu um sistema solar com seis planetas e um planeta com dois sóis, o que fascinou a comunidade científica.

Um foguete partiu neste sábado de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, levando ao espaço o robô mais bem equipado até o momento com para verificar se exise ou existiu vida em Marte
Um foguete partiu neste sábado de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, levando ao espaço o robô mais bem equipado até o momento com para verificar se exise ou existiu vida em Marte
Foto: AP
EFE   
Compartilhar
Publicidade