PUBLICIDADE

Soyuz TMA-22 se acopla com sucesso à Estação Espacial Internacional

16 nov 2011 - 04h16
(atualizado às 04h25)
Compartilhar

A nave russa Soyuz TMA-22, com três tripulantes a bordo, se acoplou nesta quarta-feira com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia. A manobra aconteceu às 2h24 (de Brasília) e transcorreu sem incidentes, disse à agência oficial russa "Itar-Tass" um porta-voz do Centro.

A nave, tripulada pelos cosmonautas russos Antón Shkáplerov e Anatoli Ivanishin e pelo astronauta americano Daniel Burbank, se enganchou no porto de encaixe do módulo Poisk, que faz parte do segmento russo da ISS.

A abertura da escotilha está programada para as 5h55 e acontecerá assim que os tripulantes da Soyuz verifiquem o hermetismo e igualem a pressão da nave com a da plataforma orbital.

Os recém chegados, que permanecerão 124 dias na plataforma, serão recebidos na ISS pelos três membros da missão permanente: o comandante americano Michael Fossum, e os engenheiros de bordo Sergei Vólkov, também da Rússia, e Satosi Furukawa, do Japão.

Os novos tripulantes realizarão um total de 37 experimentos e, além disso, colocarão em órbita o minisatélite Chibis-M, que há duas semanas chegou à plataforma a bordo do cargueiro russo Progress M-13M.

O Chibis-M, com uma massa de 52 quilos, estudará as tempestades de raios, com a peculiaridade que será a primeira vez que este fenômeno meteorológico será averiguado em diferentes espectros de radiação eletromagnética de maneira simultânea.

A missão dos novos tripulantes inclui ainda os trabalhos de descarga de dois cargueiros russos Progress e também uma caminhada espacial.

A Soyuz TMA-22 foi lançada nesta segunda-feira com ajuda de um foguete Soyuz FG da base de Baikonur, no Cazaquistão.

EFE   
Compartilhar
Publicidade