Cientistas transformam células da pele em células de fígado

13 out 2011 - 10h46

Cientistas britânicos conseguiram transformar células da pele em células de fígado que poderiam ser usadas no tratamento de doenças hepáticas. O procedimento ainda precisará de muitos anos de testes antes de ser usado em humanos, mas poderia revolucionar as terapias genéticas. As informações são do jornal The Guardian.

Tratar um paciente com suas próprias células é melhor que um transplante de órgãos porque elimina o risco de rejeição. Em artigo publicado na revista Nature, os pesquisadores relataram que levaram meses para alcançar o resultado.

O primeiro estágio do estudo consistiu em reprogramar - com vírus e proteínas - um grupo de células doentes para que elas se transformassem em células-tronco pluripotentes. Elas são muito semelhantes a células-tronco embrionárias e podem se transformar em quase qualquer tecido humano.

Em seguida, eles alteravam as células doentes para que se tornassem saudáveis usando enzimas que se inseriam no gene defeituoso e o substituíam pelo DNA correto. Na última etapa, a equipe realizou testes em camundongos que mostraram que estas células alteradas eram capazes de regenerar o fígado danificado.

O grupo de pesquisadores espera conseguir financiamento da indústria farmacêutica para seguir com os testes.