PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

vc repórter: halo solar é visto em Porto Alegre e no interior de SP

5 out 2011 - 12h29
(atualizado às 13h02)
Compartilhar

Os moradores de Porto Alegre e do interior do Estado de São Paulo puderam observar, na terça-feira, e na manhã desta quarta-feira, respectivamente, um fenômeno óptico natural que lembra o arco-íris nos céus de suas cidades. É o halo solar, fenômeno relativamente comum que pode ocorrer em qualquer lugar ao redor do Sol. Também existe o halo lunar, ao redor da lua cheia.

Halo solar coloriu o céu de Casa Branca (SP) nesta terça-feira
Halo solar coloriu o céu de Casa Branca (SP) nesta terça-feira
Foto: Ana Paula Bartier / vc repórter

Segundo a Climatempo, a formação do halo indica que o céu está coberto de nuvens finas, formadas por cristais de gelo. Ocorre quando a luz do sol incide em cristais de gelo e se refrata em finas luzes que ficam nas nuvens e são rebatidas pelo sol. A duração média do halo solar é de 1h30min.

Em Porto Alegre, Jean Vinicius Teodoro observou o fenômeno enquanto caminhava na orla do lago Guaíba. "Quando olhei para o céu, vi uma nuvem e, em volta dela, algo parecido com um arco-íris. Muito lindo", afirma. "Tirei foto com o celular para não perder o momento", completa.

No interior de São Paulo, o fenômeno foi registrado Antonio Catselidis em Americana, a cerca de 120 km da capital, e por Ana Paula Bartier, em Casa Branca, a cerca de 230 km de São Paulo. "Indescritível a sensação de observar este fenômeno perfeito", disse Bartier. Em Campinas, Sarah Schmidt registrou a cena no bairro Vila Industrial.

Recentemente, o halo solar foi observado em Mossoró, no Rio Grande do Norte, e em Brasília e Goiânia, na região Centro-Oeste do País.

Os internautas Jean Vinicius Teodoro, de Porto Alegre (RS), Catselidis, de Americana (SP), Sarah Schmidt, de Campinas, e Ana Paula Bartier, de Casa Branca (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade