PUBLICIDADE

China lança amanhã módulo que é 1º passo para estação espacial

28 set 2011 - 18h56
Compartilhar

O módulo espacial chinês Tiangong-1 será lançado nesta quinta-feira, marcando o início da construção da estação espacial da China. As autoridades dizem que o Tiangong-1 ou "Palácio Celestial" será lançado do deserto de Gobi, no noroeste do país, antes do Dia Nacional da China, comemorado em 1º de outubro.

Imagem da animação em 3D do módulo espacial da China Tiangong-1 foi divulgada nesta quarta-feira
Imagem da animação em 3D do módulo espacial da China Tiangong-1 foi divulgada nesta quarta-feira
Foto: Reuters

O módulo será levado ao espaço por meio foguete Longa Marcha 2F, que já foi instalado na rampa de lançamento. A Tiangong-1 pesa 8 toneladas e permanecerá em órbita por dois anos. Neste período está previsto que receba várias naves, a primeira delas será a Shenzhu 8.

Se este acoplamento tiver sucesso, o módulo receberá, em 2012, as naves espaciais Shenzhu 9 e 10, tripuladas por chineses.

De acordo com o programa espacial chinês, desenvolver as complicadas técnicas de acoplamento é um passo vital para o sucesso da primeira estação espacial da China, que o país deseja ter em funcionamento até 2020 - uma resposta à rejeição de outros países a que Pequim se envolva mais na Estação Espacial Internacional (ISS).

Com informações de agências internacionais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade