Estudo: mamíferos evoluíam antes da extinção dos dinossauros

22 set 2011 - 19h10

Um estudo divulgado nesta quinta-feira na revista Science mostra que os mamíferos tiveram seu principal período de diversificação há 80 milhões de anos, no período Cretáceo, antes da extinção dos dinossauros.

De acordo com um dos autores da pesquisa, Eduardo Eizirik, que é também professor da Faculdade de Biociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o achado do trabalho é ter constatado um pico maior de diversificação há 80 milhões de anos. "Apesar dos mamíferos terem a mesma idade dos dinossauros, a ideia que se tinha era de que a diversificação dos mamíferos teria acontecido com a extinção dos dinossauros ou após este momento", conta.

"Os principais grupos de mamíferos já estavam formados antes de os dinossauros desaparecerem, e a diversificação entre os principais grupos teria ocorrido em lugares diferentes do planeta", completa Eizirik.

A pesquisa

O resultado do trabalho parte de dados coletados há quatro anos. O grupo de pesquisa analisou dados moleculares de 164 espécies, examinando as relações e os tempos de divergência entre praticamente todas as famílias de mamíferos - 95% das famílias hoje reconhecidas estão representadas na pesquisa.

A partir do sequenciamento do DNA de múltiplos genes, os pesquisadores que estudam a genética dos mamíferos há 10 anos, puderam verificar um pico de diversificação dos mamíferos que coincide com o período chamado Revolução Terrestre do Cretáceo.

A pesquisa é o resultado de uma parceria duradoura com pesquisadores de diversos países, incluindo os grupos coordenados por Mark Springer e William Murphy, das Universidades da Califórnia e Texas A&M, ambas nos Estados Unidos.