PUBLICIDADE

Nasa acompanha satélite que deve cair na Terra em breve

16 set 2011 - 21h23
(atualizado às 21h48)
Compartilhar

A Nasa, agência espacial americana, está acompanhando de perto a trajetória do satélite de Pesquisa da Alta Atmosfera (UARS), que retirou de funcionamento em 2005 e que espera que chegue na Terra no próximo dia 23 de setembro.

Satélite antigo vai cair na Terra este mês, diz Nasa:

A nave Discovery transportou em 1991 este satélite de seis toneladas, projetado para medir as mudanças atmosféricas e os efeitos da poluição. Os cientistas da Nasa calculam que o satélite irá se despedaçar ao entrar na atmosfera, mas asseguraram que, embora não se desintegrem todas suas peças, as probabilidades que possam pôr em risco a vida dos cidadãos é "extremamente pequena".

Neste sentido, indicou que as chances de um objeto espacial ferir uma pessoa durante sua queda é menos de uma em dez mil. Os cientistas afirmaram que, desde o início da era espacial, não se confirmou nenhum caso no qual uma pessoa tenha ficado ferida por um objeto espacial durante a manobra de sua chegada.

A Nasa acompanha a trajetória do satélite junto com outras agências espaciais estrangeiras e informará sobre o movimento do objeto espacial a medida que esse se aproximar da Terra. Estava previsto que chegasse no fim de setembro ou início de outubro mas, segundo explicaram os cientistas, espera-se que sua chegada seja antecipada devido a um forte aumento na atividade solar esta semana.

EFE   
Compartilhar
Publicidade