PUBLICIDADE

Jodie Foster faz doação para pesquisa extraterrestre

16 ago 2011 - 20h24
(atualizado às 21h10)
Compartilhar

A atriz americana Jodie Foster ajudou a arrecadar mais de 200 mil dólares (quase R$ 320 mil)para o Instituto SETI, para que este continue a esquadrinhar o céu em busca de inteligência extraterrestre, depois de um corte de fundos que forçou a entidade a suspender suas atividades.

Círculo de origem desconhecida em um milharal foi registrado em julho de 2007 na Suíça
Círculo de origem desconhecida em um milharal foi registrado em julho de 2007 na Suíça
Foto: AP

"Estamos absolutamente felizes porque milhares de pessoas de todo o mundo deram um passo adiante para declarar seu apoio ao SETI justamente quando mais precisávamos de ajuda", publicou o instituto sem fins lucrativos em seu site.

Seu sistema de radiotelescópio de 42 antenas, que escaneiam o espaço a partir do norte da Califórnia em busca de sinais de rádio que detectem vida extraterrestre, tinha sido interrompido em abril depois que a Universidade da Califórnia em Berkeley cortou seu financiamento. Mas o instituto, que se financia com doações privadas - a Nasa cortou seus fundos em 1993 - conseguiu reunir desde junho até esta terça-feira 223.255 dólares de 2.558 doadores, entre eles Jodie Foster.

É o montante que o Instituto SETI necessitava para retomar seu chamado por rádio para encontrar extraterrestres. O sistema de radiotelescópios "pode tornar a ficção científica em um fato científico, mas só se estiver ativamente investigando os céus", escreveu a atriz em comunicado.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade