PUBLICIDADE

RS: especialistas decidem sacrificar baleia de 7 m encalhada

15 jul 2011 - 17h19
(atualizado às 19h07)
Compartilhar

Especialistas decidiram sacrificar a baleia de 7 m que está encalhada no balneário Pinhal, no litoral norte do Rio Grande do Sul, desde a tarde de quinta-feira. Os procedimentos para sacrificar o animal foram iniciados por volta das 17h desta sexta-feira. Analgésicos são aplicados primeiro para que a jubarte não sinta dor.

Especialistas decidiram sacrificar a jubarte encalhada no litoral do RS
Especialistas decidiram sacrificar a jubarte encalhada no litoral do RS
Foto: Tarlis Schneider/Agência Free Lancer / Especial para Terra

Os pesquisadores aguardaram o resultado dos exames, mas estes indicaram que o animal não estava em boas condições de saúde. Além disso, a baleia, que encalhou em um local de difícil remoção, "estava em sofrimento", de acordo com a bióloga Cariane Campos Trigo, que acompanha o caso.

Segundo a bióloga, a jubarte encalhada teria um ano de idade. Uma equipe de veterinários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e de especialistas do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) irá descobrir o que poderia ter acontecido. Neste sábado, será realizada a necropsia da jubarte.

Conhecida também como baleia corcunda, a jubarte é chamada pelos cientistas de Megaptera novaeangliae. Ela pode pesar de 35 a 40 toneladas e medir até 16 m de comprimento. A jubarte é conhecida por ter a pele coberta de cracas, organismos marinhos que produzem carapaças para se proteger e que crescem sobre as baleias assim como no casco de navios. As cracas não são parasitas, elas apenas "pegam carona" nas baleias.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade