PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Gorila vira 'cinegrafista' em centro de conservação britânico

Especialistas entregam câmera de alta definição a símio que capta imagens de si mesmo e do seu ambiente.

13 jul 2011 - 08h01
(atualizado às 09h35)
Compartilhar

Um experimento feito por pesquisadores do Centro de Conservação Durrell, na ilha britânica de Jersey, permitiu que um gorila registrasse imagens de si mesmo e do ambiente em que ele vive. O gorila Ya Kwanza, de 27 anos, é um dos mais fotografados do centro de conseravação e foi presenteado com uma câmera de alta definição instalada dentro de uma caixa ultra-resistente.

A caixa contendo a câmera foi coberta pelos pesquisadores com mel e aveia, a fim de estimular o animal a mexer no equipamento e, assim, dar vazão à sua "veia artística". Nas imagens captadas por Ya Kwanza, o fotogênico símio fez close-ups de si mesmo e registrou cenas a seu redor.

A ideia de transformar Ya Kwanza em um cinegrafista improvisado foi de um dos especialistas do centro de conservação, Jon Stark, que toma conta dos gorilas do local há quatro anos. Stark afirma que o que norteou o projeto foi ver como era a vida sob a perspectiva do primata.

A caixa contendo a câmera foi coberta com mel e aveia a fim de estimular o gorila a mexer no equipamento
A caixa contendo a câmera foi coberta com mel e aveia a fim de estimular o gorila a mexer no equipamento
Foto: BBC Brasil
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade