PUBLICIDADE

Estudo: Brasil seria um dos 10 mais destruídos por asteroide

4 jul 2011 - 15h11
(atualizado às 15h16)
Compartilhar

Cientistas da Universidade Southampton, na Inglaterra, criaram um ranking de países que mais sofreriam no caso da queda de um asteroide na Terra. Na lista de 10 nações, o Brasil ocupa o 9º lugar, o que significaria que o País sofreria graves perdas estruturais e ocorreria um grande número de mortes na população. As informações são do site do jornal britânico The Telegraph.

Foto feita em 2003 apresenta o Dagze Co, um lago no Tibete com uma área de 260 km2
Foto feita em 2003 apresenta o Dagze Co, um lago no Tibete com uma área de 260 km2
Foto: Nasa / Divulgação

O estudo foi divulgado poucos dias após uma pedra do tamanho de um ônibus passar a 12 mil km de distância da Terra. Apesar de seu tamanho, o meteoro dificilmente resistiria à passagem pela atmosfera terrestre e se desintegraria antes de colidir com a superfície do planeta. Mas a proximidade de sua rota com a Terra e o fato de que ele não foi detectado até cinco dias antes de sua passagem foram o bastante para levantar preocupações.

De acordo com os pesquisadores britânicos, a China, por sua grande população, enfrentaria as piores consequências no caso da queda de um asteroide em seu território. No ranking, seguem Indonésia, Índia, Japão, Estados Unidos, Filipinas, Itália, Inglaterra, Brasil e Nigéria. A lista foi compilada com um software chamado NEOimpactor, a partir da análise de dados fornecidos pelo programa de objetos próximos à Terra da Nasa.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade