PUBLICIDADE

Pela 1ª vez, estudo observa cérebro na perda de consciência

20 jun 2011 - 12h49
Compartilhar

Pesquisadores observaram pela primeira vez o que acontece no cérebro humano quando se perde a consciência. Foi utilizada uma técnica de imagens em 3D recentemente descoberta, conhecida como "tomografia de impedância elétrica funcional por resposta evocada" (fEITER, na sigla em inglês).

Estudo aponta que ocorre uma mudança na atividade elétrica no interior do cérebro durante a perda de consciência
Estudo aponta que ocorre uma mudança na atividade elétrica no interior do cérebro durante a perda de consciência
Foto: Universidade de Manchester / Divulgação

O dispositivo foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos e engenheiros, da Universidade de Manchester. O equipamento é composto de um monitor com 32 eletrodos montados ao redor da cabeça do paciente.

De acordo com o estudo, ocorre uma mudança na atividade elétrica no interior do cérebro durante a perda de consciência, alterando a atividade de certos grupos de células nervosas (neurônios) e dificultando a comunicação entre diferentes partes do cérebro.

Brian Pollard, professor da universidade e um dos coordenadores do estudo, disse que muita pesquisa ainda precisa ser feita para entender que papel a tomografia de impedância elétrica irá desempenhar na medicina. "O maior obstáculo é saber exatamente o que estamos vendo, e isso será um desafio constante", disse Pollard.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade