PUBLICIDADE

Fóssil pode explicar como "lagarto minhoca" perdeu as pernas

19 mai 2011 - 14h36
(atualizado às 14h44)
Compartilhar

Um novo fóssil encontrado pode explicar o mistério acerca de um grupo de lagartos que não possui pernas, conhecido como "lagarto minhoca". O fóssil, nomeado Cryptolacerta hassiaca, foi descoberto na Alemanha, perto da cidade de Frankfurt, e fornece a primeira evidência de que os dois tipos de lagarto estão relacionados evolutivamente - sendo o estágio intermediário entre o lagarto que se conhece e o "lagarto minhoca". O estudo foi publicado na quarta-feira na revista Nature e as informações são do site Live Science.

Desenho representativo recria o lagarto da espécie Cryptolacerta hassiaca
Desenho representativo recria o lagarto da espécie Cryptolacerta hassiaca
Foto: Nicola Wong Ken / Divulgação

O achado de 47 milhões de anos é o único exemplo já encontrado da sua espécie e encontra-se em bom estado de preservação. Há outros exemplos mais antigos de fósseis do "lagarto minhoca", mas este é o primeiro exemplo do estágio intermediário entre o lagarto comum e a espécie.

O esqueleto do Cryptolacerta hassiaca tem apenas alguns centímetros de comprimento e apresenta pernas muito pequenas, evidenciando o primeiro passo da redução dos membros, e uma cabeça reforçada - utilizada para cavar a terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade