PUBLICIDADE

Aquecimento global diminui produção agrícola, diz estudo

6 mai 2011 - 19h07
(atualizado às 19h09)
Compartilhar

Um artigo publicado nesta sexta-feira no site da revista Science aponta que o aquecimento global tem impactos na produção agrícola. De acordo com cientistas americanos, nos últimos 30 anos as produções de milho e trigo caíram em todo o mundo 5,5% e 4%, respectivamente, devido ao clima mais quente. As informações são da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).

Os cientistas analisaram dados da produção de alimentos no mundo de 1980 a 2008, centrando-se nas quatro principais culturas agrícolas: milho, trigo, arroz e soja. Segundo a pesquisa, as produções de soja e de arroz não foram afetadas significativamente. "Verificamos que, desde 1980, os efeitos das mudanças climáticas nas lavouras agrícolas provocaram um aumento de cerca de 20% nos preços no mercado global", disse Wolfram Schlenker, da Universidade Columbia, um dos autores do estudo.

Foram desenvolvidos dois modelos, um que representa os aumentos reais na temperatura no período e outro que manteve as temperaturas nos níveis de 1980. Ao considerar todas as outras variáveis que afetam a produção agrícola, o grupo verificou a relação entre aquecimento e queda na produção.

Porém, os pesquisadores identificaram exceções. Nos Estados Unidos, Canadá e norte do México a produção não caiu no período. Segundo eles, o resultado aponta que, embora a relação entre aquecimento e produtividade agrícola seja óbvia em escala global, regional ou nacionalmente ela pode não ter os mesmos efeitos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade