PUBLICIDADE

vc repórter: internautas registram chuva de meteoros no RS

6 mai 2011 - 15h58
(atualizado em 11/5/2011 às 08h03)
Compartilhar

A chuva de meteoros formada por detritos do cometa Halley, que começou a ser vista na madrugada desta sexta-feira, foi observada por moradores do Rio Grande do Sul que tiveram a curiosidade de apreciar o momento.

Meteoros soltos pelo cometa Halley puderam ser observados na última madrugada
Meteoros soltos pelo cometa Halley puderam ser observados na última madrugada
Foto: Rita Rostirolla / vc repórter

Na cidade de Guaporé, a cerca de 200 km de Porto Alegre, a internauta Rita Rostirolla e outras sete pessoas foram a um viaduto ferroviário chamado Mula Preta, um dos maiores da América Latina, com 98 m de altura, para observar o fenômeno. "Nos surpreendemos com o tamanho do meteoro que apareceu", diz Rostirolla.

Já na cidade Lajeado, a cerca de 110 km da capital gaúcha, o internauta Paulo Roberto Nicolay conta que, junto a um grupo de cerca de 10 pessoas, observou "uma bola de fogo no céu". Essa "bola de fogo", na verdade, é o rastro deixado pelos meteoros soltos pelo Halley.

O fenômeno poderá ser observado ainda na madrugada deste sábado, 7. Segundo Luís Guilherme Haun, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, o melhor horário para observação é por volta das 2h. Deve-se olhar na direção do nascer do Sol, na Constelação de Aquário.

Apenas os moradores do Hemisfério Sul podem visualizar o fenômeno. Os melhores lugares são longe das cidades, em locais com baixa luminosidade. Em locais assim, segundo a agência espacial americana (Nasa, na sigla em inglês), é possível ver até 60 meteoros por hora.

O fenômeno, segundo Haun, ocorre todos os anos, de abril até meados de maio, quando a Terra atravessa essa nuvem de partículas deixada pelo cometa. O Halley passa pela Terra a cada 76 anos, portanto é uma boa oportunidade de, pelo menos, apreciar rastros do cometa.

Os internautas Rita Rostirolla, de Guaporé (RS), Paulo Roberto Nicolay, de Lajeado (RS), e Seiji Matsuda, de Porto Alegre (RS), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade