PUBLICIDADE

Analgésicos perdem potência no espaço, diz pesquisa

18 abr 2011 - 21h00
Compartilhar

Um estudo patrocinado pela agência espacial americana (Nasa) aponta que os analgésicos não tem o efeito esperado para aliviar a dor no espaço. Os resultados da pesquisa representam um problema para os astronautas em voos mais longos ao espaço, como uma viagem à Marte, por exemplo. As informações são do site NewScientist.

Para investigar como a viagem espacial pode afetar a potência dos analgésicos, cientistas do Wyle Engineering Group enviaram quatro kits médicos contendo 35 medicamentos comumente usados pelos astronautas ao espaço e armazenaram quatro kits idênticos em um ambiente controlado na Terra. Os remédios enviados ao espaço retornaram um por vez num intervalo de 28 meses.

No final do estudo, menos de um terço dos medicamentos mantidos no espaço atenderam aos níveis mínimos de ingredientes ativos. Quando mais tempo permaneceram no espaço, pior foi a eficácia dos remédios.

De acordo com os pesquisadores, a causa da perda de eficiência dos medicamentos no espaço pode ser a substituição de sua embalagem original, pois nas missões as drogas são colocadas em pacotes compactados. Aliado a isso, os estudiosos apontam como fator responsável pela degradação dos medicamentos, o alto nível de radiação ionizante no espaço.

Perda de eficiência dos analgésicos no espaço é um problema para as missões dos astronautas
Perda de eficiência dos analgésicos no espaço é um problema para as missões dos astronautas
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade