PUBLICIDADE

Cientistas descobrem proteína que pode prevenir doenças do coração

Controle de proteína pode ajudar a prevenir trombose, diz pesquisa

17 mar 2011 - 15h16
(atualizado às 15h28)
Compartilhar

Pesquisadores britânicos descobriram que uma proteína conhecida como reguladora dos níveis de colesterol no sangue também está associada à coagulação sanguínea conhecida como trombose. Eles acreditam que o desenvolvimento de medicamentos capazes de controlar a proteína LXR poderão prevenir a doença. As informações são do site do The Telegraph.

As gêmeas Amber Mae e Lily Rose Locker nasceram em outubro de 2007, mas causaram um susto aos pais e aos médicos poucos meses após o nascimento
As gêmeas Amber Mae e Lily Rose Locker nasceram em outubro de 2007, mas causaram um susto aos pais e aos médicos poucos meses após o nascimento
Foto: Barcroft Media / Getty Images

Segundo os especialistas, isso pode ajudar na luta contra as doenças cardíacas e circulatórias, que somente na Grã-Bretanha matam 191 mil pessoas por ano. O professor Jon Gibbins, que liderou o estudo, disse que a descoberta abre caminhos para novos medicamentos, que sejam mais eficazes para prevenir a trombose.

O novo estudo, publicado pela revista Blood, aponta que a LXR inibe a função das plaquetas, que podem causar coágulos de sangue quando se acumulam, provocando os ataques cardíacos. Utilizando ratos, os pesquisadores descobriram que o tratamento a partir do controle da proteína agiu rapidamente para evitar a formação dos coágulos.

"Esta pesquisa mostra que as drogas que reduzem o colesterol por meio do direcionamento de proteínas LXR também podem reduzir a coagulação sanguínea prejudicial, potencialmente abrindo caminhos para tratamentos mais eficazes", afirmou o professor Jeremy Pearson, da Fundação Britânica do Coração.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade