PUBLICIDADE

Discovery despede-se para sempre da ISS

7 mar 2011 - 15h16
Compartilhar

A nave Discovery soltou as amarras nesta segunda-feira, pela última vez, da Estação Espacial Internacional (ISS) após uma missão de oito dias e 16 horas, e começou a se preparar para seu retorno definitivo à Terra, informou a agência espacial americana.

A Nasa indicou que a nave, com seis tripulantes a bordo, se separou da ISS às 8h do horário de Brasília, quando ambas se encontravam a 355 quilômetros de altura ao nordeste de Nova Guiné.

O comandante da ISS, Scott Kelly, tangeu o sino anunciando a partida da nave e em mensagem no Twitter disse: "O Discovery foi uma embarcação grandiosa que apoiou a ISS mais que qualquer outra nave".

"Vento em popa e mar sereno para a nave", acrescentou.

O piloto Eric Boe iniciou então uma volta ao redor da ISS durante a qual os tripulantes do ônibus espacial registraram imagens da estação internacional em sua nova configuração, que inclui um módulo permanente e uma pista externa que o Discovery levou até o complexo orbital.

A nave, que iniciou em agosto de 1984 um serviço que incluiu 39 missões, passará por uma inspeção que vai determinar se há danos na sua "armadura".

Uma vez terminada satisfatoriamente essa inspeção, a nave se afastará da ISS ainda mais e tomará o rumo de seu retorno ao Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida. Sua chegada está prevista para quarta-feira às 13h58 do horário de Brasília.

A agência espacial tinha previsto que a missão do Discovery voltasse à Terra nesta segunda-feira, no entanto, com o novo programa a nave voltará dois dias depois.

Ao longo de sua história o Discovery percorreu mais de 230 milhões de quilômetros, passou em órbita por 352 dias e orbitou a Terra 5.628 vezes a uma velocidade de 28 mil km/h.

EFE   
Compartilhar
Publicidade