PUBLICIDADE

Astronautas da nave Discovery concluem 2ª caminhada espacial

2 mar 2011 - 19h28
(atualizado às 21h32)
Compartilhar

Os astronautas Steve Bowen e Al Drew concluíram nesta quarta-feira com sucesso a segunda jornada de trabalhos fora da Estação Espacial Internacional (ISS), que começou com atraso por um vazamento detectado de última hora em um dos trajes espaciais. A expedição acabou oficialmente às 19h36 de Brasília e durou seis horas e 14 minutos, durante as quais cumpriram uma série de tarefas.

Apesar de a caminhada ter começado 20 minutos depois do previsto, os dois astronautas completaram as tarefas programadas e ainda fizeram um trabalho extra, que deixaram avançado para a próxima missão do Endeavour.

A especialista Nicole Stott coordenou os trabalhos dos dois astronautas de dentro da nave e as comunicações entre os astronautas e o Centro de Controle em Houston. Esta foi a expedição espacial 155 em apoio técnico do complexo orbital, a sétima para Bowen, que usou um detalhe vermelho no traje para se diferenciar de Drew, que fez sua segunda saída.

Os dois astronautas realizaram, na segunda-feira passada, a primeira das duas expedições que a Nasa previu para esta viagem, que será a última do Discovery.

O comandante Steve Lindsey, o piloto Eric Boe e os especialistas Alvin Drew, Steve Bowen, Michael Barratt e Nicole Stott, formam a missão STS-133 do Discovery, a 39ª e última antes de ser retirado de funcionamento.

O Discovery levou até a ISS o Módulo Permanente "Leonardo", que foi carregado de peças de reposição, a plataforma Carrier 4 e o androide Robonaut 2, que dentro de algumas semanas será transferido para o laboratório Destiny.

Após uma missão de 11 dias, a nave voltará à Terra na segunda-feira, 7 de março, às 14h47 de Brasília.

EFE   
Compartilhar
Publicidade