PUBLICIDADE

EUA: zoo apresenta filhotes de predador ameaçado de extinção

9 fev 2011 - 16h21
Compartilhar

O Zoológico Nacional dos Estados Unidos apresentou nesta quarta-feira dois filhotes de guepardo (Acinonyx jubatus) em uma de suas instalações, na cidade de Front Royal, no Estado da Virginia. A instituição diz que os filhotes são considerados especiais, já que o animal é considerado um símbolo para a luta pela preservação das espécies e desde 2005 não nascia um no zoológico.

Filhotes de guepardo são apresentados em uma das instalações do Zoológico Nacional dos Estados Unidos, em Front Royal
Filhotes de guepardo são apresentados em uma das instalações do Zoológico Nacional dos Estados Unidos, em Front Royal
Foto: AP

Segundo a instituição, estima-se que existam entre 7,5 mil e 10 mil guepardos na natureza e o animal está na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

Ainda de acordo com o zoo, o Plano Norte-Americano de Sobrevivência de Espécies (SSP, na sigla em inglês), em conjunto com a Associação de Zoos e Aquários (AZA), tenta pela primeira vez tornar a população de guepardos no país autossustentável. Atualmente, muitos zoológicos importam esses animais de países africanos pela falta de oferta dentro dos Estados Unidos.

O zoológico afirma que a dificuldade de reprodução dos guepardos é grande. A espécie precisa de grandes espaços que os zoológicos não são capazes de proporcionar, por isso a reprodução ocorre em centros especiais - nos Estados Unidos, 95% dos filhotes de guepardo nascem nesses centros.

Ameaças
Conforme a IUCN, os guepardos sofrem principalmente com a perda de habitat e a fragmentação deste. Além desses problemas, as principais presas da espécie estão desaparecendo e o felino é tratado como praga e caçado em muitas regiões da África.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade