Estudo aponta 10 florestas mais ameaçadas do mundo

6 fev 2011 - 10h48

Um estudo divulgado na quarta-feira, dia 2 de fevereiro, pela Conservação Internacional, uma organização privada, sem fins lucrativos, dedicada à conservação e utilização sustentada da biodiversidade, listou as 10 florestas mais ameaçadas do mundo. São regiões, chamadas de "hotspots de biodiversidade", áreas de extrema riqueza biológica, com alto índice de espécies endêmicas (que só são encontradas naquela região) sob risco de extinção ou altamente degradadas.

Nenhum dos mamíferos, anfíbios ou répteis da Nova Zelândia são encontrados em outro lugar do mundo
Foto: Art Wolfe / Divulgação

» Confira em infográfico as 10 florestas mais ameaçadas do mundo

No caso dos 10 hotspots florestais mais críticos, todos perderam já 90% ou mais da cobertura original e abrigam pelo menos 1,5 mil espécies de plantas endêmicas. E também estas regiões armazenam mais de 25 gigatons de carbono, o que abranda os efeitos da mudança climática.

A Terra é coberta por apenas 30% de área florestal, que abriga 80% da biodiversidade terrestre mundial. Cerca de 1,6 bilhão, também garantem seu sustento através das florestas, dado estimado pela Conservação Internacional. Outro adendo importante é que a área florestal é o mais importante reservatório de água doce do planeta.