PUBLICIDADE

Documentário mostra nova expedição à mortal caverna de cristal

12 jan 2011 - 18h47
(atualizado às 18h59)
Compartilhar

Um documentário do canal de TV NatGeo explora a caverna de cristais Naica, descoberta acidentalmente no Estado de Chihuahua, no norte do México no ano 2000. O documentário vai ao ar no dia 23 de janeiro, às 23h.

Pesquisadores fazem expedição a Naica
Pesquisadores fazem expedição a Naica
Foto: Divulgação

Naica e seus cristais gigantes foram encontrados por mineiros que buscavam chumbo, prata e zinco. O local estava coberto de água, que precisou ser bombeada para a exploração. A primeira expedição foi realizada em 2008 e levou os cientistas a acreditarem que a caverna é apenas a entrada de um vasto sistema de câmaras interconectadas.

Em 2009, uma câmera acoplada a um equipamento que fazia os buracos de ventilação registrou imagens de uma nova caverna de 150 m e cheia de cristais gigantes.

O documentário mostra uma nova tentativa dos cientistas de explorarem Naica, o que não é uma tarefa fácil. Os pesquisadores tiveram que usar novos equipamentos de proteção para encarar o calor da caverna que pode matar uma pessoa desprotegida em 30 minutos.

Mesmo com os trajes especiais, as expedições podem durar no máximo 45 minutos. O objetivo dos pesquisadores é explorar o buraco de ventilação para descobrir se a nova caverna faz parte do sistema da Caverna de Cristal ou que seja a entrada para uma nova estrutura.

Os cientistas alertam que esta pode ser a última exploração em Naica, já que ela é mantida seca pelas bombas das mineradoras. Quando a mina não der mais lucro, as empresas não terão mais motivo para retirar a água.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade