PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

vc repórter: fósseis brasileiros estão em exposição em SC

5 jan 2011 - 12h39
(atualizado em 6/1/2011 às 14h44)
Compartilhar

Réplicas e fósseis originais dos grandes mamíferos da Era do Gelo estão em exposição no Ecomuseu Univali, localizado na Ilha de Porto Belo, na cidade de mesmo nome, em Santa Catarina. A mostra, intitulada "Gigantes do Passado", exibe peças coletadas durante expedições dos pesquisadores Sebastian Diano Alcalde e Jules Marcelo Rosa Soto pela Planície Costeira do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A mostra reúne peças coletadas pela Planície Costeira do Rio Grande do Sul e Santa Catarina
A mostra reúne peças coletadas pela Planície Costeira do Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Foto: André Balestra / vc repórter

A maioria dos fósseis foi coletada na região de Santa Vitória do Palmar (a aproximadamente 450 km de Porto Alegre). Na exposição, é possível encontrar fósseis do tigre-dente-de-sabre, da preguiça gigante, do mastodonte - um primo de longa data do elefante - entre outros grandes mamíferos que habitaram a América do Sul há 30 mil anos.

Réplicas dos crânios de alguns desses animais, assim como a carapaça de um gliptodonte - uma espécie de tatu gigante, que tinha o tamanho de um fusca - também estão em exibição no salão principal e agradam, especialmente a criançada.

Parte da mostra também é composta por fósseis originários da Bacia do Araripe, no Ceará. São basicamente peixes, plantas e insetos que foram petrificados há 110 milhões de anos.

No total, cerca de 300 peças fazem parte da mostra. De acordo com o curador do museu e pesquisador Jules Marcelo Rosa Soto, o objetivo da exposição é mostrar aos brasileiros que esses grandes mamíferos "que são vistos em desenhos animados também habitaram a América do Sul e o Brasil, e não viveram apenas na América do Norte". A mostra é fruto de uma parceria entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Instituto Instituto Cultural Soto Delatorre.

A entrada é gratuita, e o horário de funcionamento é das 9h às 18h, todos os dias, inclusive aos finais de semana. A previsão é de que a "Gigantes do Passado" fique em exposição no museu até início de abril e depois percorra shoppings e outros espaços por cidades do País. Segundo o curador, uma média de 350 pessoas visitam a mostra por dia em Porto Belo.

Permanente

Outra exposição que pode ser vista no museu é a reprodução do gabinete do Naturalista Carlos Nicolau Gofferje. Seu laboratório foi remontado em sala climatizada, e o local abriga coleções de insetos, répteis, ninhos e cetáceos em bom estado de conservação. Essa mostra faz parte das exposições permanentes.

Os internautas Janaína Vasques Venturelli e André Balestra, de Porto Belo (SC), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade