Estudo: homem de Neandertal cozinhava e comia vegetais

28 dez 2010 - 10h07

Pesquisadores dos EUA afirmaram ter encontrado restos de plantas cozidas fossilizadas em meio aos dentes de esqueletos do homem de neandertal. O estudo abre uma nova perspectiva para além da que neandertais se alimentavam somente de carne. As informações são do site da BBC e do The Guardian.

Na imagem acima, uma estátua do homem de Neandertal do museu de Mettman, na Alemanha. A descoberta da dieta com vegetais cozidos põe em xeque a teoria de que os Neandertais foram levados à extinção devido à sua dieta pobre
Foto: AFP

Segundo a professora Alison Brooks, da Universidade George Washington, não é a primeira vez que este tipo de situação acontece. "Já havíamos encontrado grãos de pólen junto com os Neandertais, mas não se podia afirmar se eles estavam comendo a planta ou simplesmente dormindo perto dela, ou algo do tipo", informou à BBC.

Até hoje, análises químicas feitas na estrutura óssea desses homens mostrava que sua dieta diária era constituída de muito pouco ou quase nenhum vegetal. Na realidade, o método aplicado nestas análises é que poderiam estar equivocados, de acordo com Brooks. "Presumíamos que se você tem uma alta taxa de proteína em sua dieta, ela deve vir da carne. Mas é possível que alguma coisa viesse também das plantas", falou.

Dolores Piperno, líder do estudo, falou ao site The Guardian que a descoberta evidencia o fato de que os homens de Neandertal eram mais sofisticados do que a comunidade acadêmica acreditava e, de certo modo, mais parecidos com o homem atual.

De acordo com ela, a teoria mais aceita era de que os Neandertais não eram ancestrais diretos do homem moderno e haviam sido extintos há cerca de 28 mil anos justamente pela falta de habilidade de se adaptar a outros tipos de alimentação que não a carnívora. "Toda a questão de por que eles foram extintos tem sido controversa por muito tempo e o tipo de dieta tinha um papel fundamental nessa discussão", contou ao The Guardian. Para ela, a descoberta põe em xeque a teoria de que o homem moderno levou os Neandertais à extinção por possuir uma dieta mais sofisticada e robusta.

A equipe da pesquisadora Piperno conseguiu permissão para estudar três dentes de homens de Neandertal das regiões do Iraque e da Bélgica. Eles teriam vivido de 36 mil a cerca de 46 mil anos atrás.