Notícias » Ciência e Meio Ambiente » Ciência e Meio Ambiente

 Estudo: laticínios integrais podem diminuir risco de diabetes
26 de dezembro de 2010 10h12

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, identificaram uma substância natural na gordura de laticínios que pode reduir substancialmente o risco de diabetes tipo 2. As informações são do site Science Daily.

O composto, de nome ácido trans-palmitoléico, é um ácido encontrado no leite, queijos, iogurte e manteiga. Leva este nome quando é encontrado fora do corpo humano.

Pessoas que possuem altos níveis dele no sangue têm 62% a menos de chances de desenvolver diabetes tipo 2. Estudos anteriores em animais apontara quem o ácido pode proteger também contra a resistência à insulina. Não se sabe quantas porções diárias de laticínios são necessárias para atingir os níveis mais altos do ácido no sangue. Segundo os cientistas, é provável que o consumo ideal varie entre três e cinco porções diárias.

Redação Terra