PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ministra: conversas sobre protocolo de Kyoto são "sensíveis"

7 dez 2010 - 18h58
(atualizado às 19h00)
Compartilhar
Claudia Andrade
Direto de Cancún

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou nesta terça-feira (7) que as negociações sobre um segundo período de comprometimento com o Protocolo de Kyoto ainda estão "indefinidas" e que as conversas "são muito sensíveis". Brasil e Grã-Bretanha lideram as discussões sobre o tema na 16ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-16).

"Estamos no momento do vai pra lá, vem pra cá. Tem, do ponto de vista do Brasil, a vontade política de termos o segundo período de compromisso, que é importante para os países em desenvolvimento, mas ainda é o momento de construir o quebra-cabeça, identificar as posições, para entender como é que, politicamente, pode se ter uma estratégia para este tema".

A ministra falou com os jornalistas logo após o anúncio da doação de US$ 30 milhões pelo governo alemão para o Fundo Amazônia. Izabella falou que logo ao chegar a Cancún soube do convite para Brasil ser um "facilitador" das discussões, ao lado dos britânicos.

Segundo Izabella, a série de reuniões com os países participantes do encontro vai apontar as oportunidades, as limitações e as restrições dos governos sobre o tema. Na noite desta terça ou na manhã de quarta, um relatório será entregue à presidência da COP-16, com as posições apresentadas pelos negociadores.

"As conversas são muito sensíveis. O que nós temos é, realmente, uma situação ainda indefinida. Minha percepção é ouvir e dialogar e procurar constituir saídas que sejam sólidas e que haja convergência nos interesses dos países participantes".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade