PUBLICIDADE

COP16: brasileiros devem estar em busca de avanços, diz EUA

2 dez 2010 - 08h43
Compartilhar
Claudia Andrade
Direto de Cancún

O chefe da delegação norte-americana na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas apresentou na quarta-feira uma visão diferente da declarada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o evento que acontece em Cancún, no México.

Para Jonathan Pershing, as negociações da 16ª conferência vão resultar em decisões e mostrar avanços e os representantes brasileiros no evento também devem estar trabalhando no evento em busca desses objetivos. "Todos nós reconhecemos a seriedade dos problemas da mudança climática".

Em evento em Brasília, nesta quarta, Lula disse que a COP-16 "não vai dar em nada" e destacou a ausência de "grandes lideranças" no encontro. Por esse motivo, o presidente também desistiu de viajar a Cancun.

A declaração de Lula também foi repercutida pela secretária-executiva da Convenção do Clima, Christiana Figueres. Ela falou da confiança em se "alcançar um resultado positivo" e lembrou que a COP não foi pensada para ser uma reunião de chefes de Estado, mas que, mesmo assim, a edição de Cancun deve contar com a presença de 30 líderes mundiais, que serão recebidos pelo presidente mexicano, Felipe Calderon.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade