PUBLICIDADE

"Baby boom": chineses apresentam 16 filhotes de panda

19 nov 2010 - 15h14
Compartilhar

Pesquisadores apresentaram nesta sexta-feira no centro de Ya'an, na província de Sichuan, na China, 16 pandas que nasceram neste ano. Segundo o site do jornal Daily Telegraph, o país vive em 2010 um "baby boom" de pandas. O centro Wolong, também em Sichuan, chegou a estabelecer um novo recorde de nascimentos, com 19 filhotes no ano.

Pandas são apresentados em centro de reprodução na China
Pandas são apresentados em centro de reprodução na China
Foto: Reuters

Um dos símbolos da China, o panda sofre com a rápida urbanização e destruição do seu habitat, apesar do esforço dos centros de reprodução. A espécie aparece na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). Estima-se que existam 1,6 mil animais vivos na natureza.

Outro problema é a dificuldade de reprodução da espécie. Apesar dos investimentos e esforços dos centros especializados, as fêmeas tem normalmente apenas um filhote a cada dois ou três anos na natureza, sendo que dificuldade aumenta em cativeiro.

Segundo o site do jornal britânico, os especialistas conseguiram aumentar o número de nascimentos melhorando a dieta dos animais e com o uso de técnicas de inseminação artificial.

Por outro lado, se os esforços de reprodução em cativeiro começam a dar frutos, a introdução desses animais na vida selvagem tem se mostrado falha.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade