PUBLICIDADE

Chimpanzé fumante resgatado no Líbano chega ao Brasil

11 nov 2010 - 15h17
(atualizado às 15h18)
Compartilhar

Um chimpanzé de 12 anos, chamado Ômega, que foi resgatado de uma jaula em Ansar, no Líbano, chegou ao Brasil nesta quarta. Ele será mantido no Santuário do Paraná, que é mantido pelo Instituto Conservacionista Anami e afiliado ao Projeto GAP. O santuário fica em Curitiba, e é especializado em oferecer abrigo a chimpanzés que foram explorados.

O chimpanzé chegou ao Brasil após ser resgatado de um zoo no Líbano
O chimpanzé chegou ao Brasil após ser resgatado de um zoo no Líbano
Foto: Divulgação

Ômega foi resgatado pela ONG Animals Lebanon de um pequeno zoológico na localidade de Ansar. Segundo a ONG, o zoo não tinha autorização para funcionar. Além de ficar em uma jaula pequena, o chimpanzé adquiriu o hábito de fumar cigarros jogados pelo público.

Quando mais jovem, foi usado durante dois anos por um restaurante para servir narguilé para clientes. Como cresceu bastante e ficou impossível de controlá-lo, foi dado para o zoo e, por oito anos, ficou trancado na jaula.

Para fechar o zoo, foi necessária uma campanha que durou seis meses. Após o fechamento, todos os animais foram encaminhados para a Animals Lebanon. A ONG afirma que a espécie frequentemente é vista no Oriente Médio em zoológicos particulares, hotéis e mercados ilegais de venda de animais.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade