PUBLICIDADE

Até rainha comemora nascimento de pandas na Espanha

5 nov 2010 - 15h23
(atualizado às 16h31)
Compartilhar

A rainha Sofia, da Espanha, visitou nesta sexta-feira em Madrid um par de filhotes de panda gigante nascidos no dia 7 de setembro. Os filhotes da espécie - conhecida pela dificuldade de reprodução - foram concebidos por inseminação artificial após um esforço internacional entre cientistas espanhóis e chineses. São os primeiros pandas a nascerem no país desde 1982. As informações são da agência Reuters.

Rainha Sofia segura filhotes de panda em Madrid
Rainha Sofia segura filhotes de panda em Madrid
Foto: Reuters

Segundo o zoo, a mãe deles, Hua Zui Ba, foi inseminada no dia 25 de abril com sêmen de Bing Xing. Participaram da inseminação o corpo técnico do zoológico de Madrid, do Centro de Pandas Gigantes de Chengdu (China), o Banco de Germoplasma de Espécies Silvestres Ameaçadas, Museu Nacional de Ciências Naturais e o departamento de Fisiologia Animal da Faculdade de Veterinária de Madrid.

De acordo com o zoo, os filhotes nasceram com 150 g cada um e a mãe teve um comportamento absolutamente normal, lambendo os dois para limpá-los e os mantendo protegidos sobre o peito.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), o panda gigante vive em áreas montanhosas do centro-sul da China e estima-se que a população do animal na natureza não passe de 2,5 mil indivíduos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade