Jiboia constritora dá à luz sem relações sexuais, diz estudo

4 nov 2010 - 14h40

Pesquisa realizada por cientistas da Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, indica que a jiboia constritora da à luz sem manter relações sexuais com machos da espécie. As informações são do site da Discovery News.

O espadarte, ou peixe serra (<i>Pristis perotteti</i>), é caracterizado pela extensão do rosto que tem entre 13 e 22 dentes de cada lado e que lhe dá nome. O maior exemplar capturado tinha 7 m, mas normalmente esse animal tem 2,4 m (machos) e 3 m (fêmeas). Não apenas a <i>Pristis perotteti</i>, mas todas as espécies de peixe serra do planeta são consideradas "criticamente em perigo" de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês)
O espadarte, ou peixe serra (Pristis perotteti), é caracterizado pela extensão do rosto que tem entre 13 e 22 dentes de cada lado e que lhe dá nome. O maior exemplar capturado tinha 7 m, mas normalmente esse animal tem 2,4 m (machos) e 3 m (fêmeas). Não apenas a Pristis perotteti, mas todas as espécies de peixe serra do planeta são consideradas "criticamente em perigo" de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês)
Foto: Divulgação

A descoberta faz com que a jiboia constritora passe a fazer parte da lista de animais que não precisam de um macho para ter filhos. A lista inclui outras espécies de cobras, espécies de tubarão, o dragão de Komodo, espécies de lagarto e outros.

Os cientistas, agora, tentam descobrir se alguns dinossauros eram capazes de dar à luz sem sexo, já que o fenômeno é reportado em todas as linhagens de vertebrados, exceto mamíferos, e em grande número de espécies de invertebrados.

O estudo foi iniciado após uma jiboia ter dado à luz 22 filhotes cor de caramelo. A suspeita surgiu pois o macho que havia mantido relações com a cobra não possuía os genes que possibilitariam as cobras nascerem com essa cor.