Cientistas descobrem veneno em menor sapo do mundo

3 nov 2010 - 10h49

A menor espécie de sapo conhecida possui um sistema de defesa em que solta veneno em quem se aproxima, segundo cientistas da Universidade de Braunschweig, na Alemanha. As informações são do site LiveScience.

Entre as novas espécies descobertas na Amazônia que tiveram imagens divulgadas nesta terça, pela WWF, está a <i>Phreatobius dracunculus</i>, pequena espécie cega e brilhante de bagre que vive em águas subterrâneas. A espécie foi encontrada em Rondônia
Entre as novas espécies descobertas na Amazônia que tiveram imagens divulgadas nesta terça, pela WWF, está a Phreatobius dracunculus, pequena espécie cega e brilhante de bagre que vive em águas subterrâneas. A espécie foi encontrada em Rondônia
Foto: Janice Muriel Cunha / AFP

O sapo Eleutherodactylus Ibéria possui 10 mm de comprimento e é encontrado em Cuba. Segundo os cientistas da universidade, ele é extremamente difícil de ser capturado para estudos, pois logo que há a aproximação, ele pula para longe.

O pesquisador Miguel Vences, da universidade, após conseguir capturar um exemplar do sapo, sentiu um cheiro forte e suspeitou que pudesse conter substâncias tóxicas. Por achar isso improvável, realizou estudos com outros cientistas, sendo surpreendido pelos primeiros resultados, que apontavam que sim, o sapo expelia substâncias tóxicas em defesa.

Apenas outros quatro grupos de sapos no mundo possuem sistemas de defesa venenosos. Ainda não se sabe o quão forte o veneno é, nem se é mortal.