PUBLICIDADE

Cientistas descobrem gene que "protege" contra alcoolismo

20 out 2010 - 10h57
Compartilhar

Cientistas da Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, realizaram pesquisa na qual identificam gene que protege algumas pessoas do alcoolismo. O gene torna seus portadores mais sensíveis ao consumo de bebida alcoólica, os impossibilitando de ingerir tanta bebida quanto outras pessoas. Com informações da Agência Fapesp.

Pessoas com o gene protetor são mais sensíveis a bebida e ficam mais rapidamente embriagadas
Pessoas com o gene protetor são mais sensíveis a bebida e ficam mais rapidamente embriagadas
Foto: Getty Images

Estudos anteriores já apontavam que pessoas que rapidamente ficam embriagadas têm menos propensão a se tornarem alcoólatras. A pesquisa divulgada esta semana descobriu o gene indiretamente responsável por efeito protetor em 10% a 20% da população mundial.

Segundo um dos autores do estudo, Kirk Wilhelmsen, cientista da universidade, "a ligação entre alcoolismo e o gene é dura de ser realizada, porque as causas do alcoolismo são diversas". A pesquisa analisou 248 casos, encontrando fortes ligações.

O gene, de nome CYP2E1, tem grande efeito na maneira a qual o cérebro percebe o álcool e, segundo o cientista, esta é uma razão para as pessoas se tornarem alcoólatras.

O estudo foi realizado com estudantes de faculdades americanas, a maioria com familiares alcoólatras. Os participantes tomaram, cada um, três doses de bebida e foram perguntados como se sentiam após beber. Os cientistas determinaram a sequencia genética de cada estudante e usaram as informações para comparações. Nos estudantes que se sentiram mais embriagados, foi constatada a existência do gene protetor.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade