PUBLICIDADE

Cientistas implantam com êxito células da visão em ratos cegos

23 set 2010 - 13h09
(atualizado às 13h15)
Compartilhar

Equipe de cientistas da Universidade London College transplantou células cone da retina, vitais para se enxergar cores, para um rato cego. A ideia dos cientistas é utilizar células-tronco transformadas em cone para transplantá-las e restaurar a visão de um paciente humano. As informações são do site da revista New Scientist.

A ideia dos cientistas é utilizar células-tronco transformadas em cone para transplantá-las e restaurar a visão de um paciente humano
A ideia dos cientistas é utilizar células-tronco transformadas em cone para transplantá-las e restaurar a visão de um paciente humano
Foto: Steve Gschmeissner/SPL / Getty Images

Os cientistas extraíram células tronco dos olhos de um feto de rato. Foram selecionadas aquelas que tiveram um gene capaz de transformá-las em células da visão ativado.

Foram injetadas 200 mil células tronco isoladas em cada olho do rato, em um espaço localizado entre uma camada de células sensitivas à luz na retina e um tecido epitelial uma camada acima. Após 21 dias, as novas células se posicionaram na camada fotorreceptora e se tornaram células cone.

"É um trabalho excitante e deverá se tornar um grande caminho para a capacidade de se restaurar fotorreceptores perdidos em pacientes que são cegos", disse Robert Lanza, cientista da Companhia de Tecnologia Avançada em Células, participante do experimento.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade