PUBLICIDADE

RS e SC: em um 1 voo, especialistas contabilizam 102 baleias

16 set 2010 - 12h17
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Especialistas avistaram 102 baleias franca no litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul no segundo voo de monitoramento realizado nesta quinta-feira. O Projeto Baleia Franca (PBF), sediado em Imbituba (SC), realiza os sobrevoos com o objetivo de catalogar e verificar a distribuição da espécie em águas brasileiras. Foram contabilizados 102, sendo que 36 eram pares de fêmeas com filhotes, além de outros 30 adultos.

Segundo o Projeto Baleia Franca (PBF), foram vistos 36 pares de fêmeas com filhotes
Segundo o Projeto Baleia Franca (PBF), foram vistos 36 pares de fêmeas com filhotes
Foto: Projeto Baleia Franca / Divulgação

O que chamou a atenção dos pesquisadores foi o número expressivo de animais vistos entre as cidades de Laguna e Jaguaruna, no sul de Santa Catarina. O total de 38 baleias foi contabilizado, muitas delas na região do Farol de Santa Marta.

Segundo a diretora de pesquisa do PBF, Karina Groch, o litoral catarinense é considerado um berçário da espécie e setembro é o mês com os maiores registros de animais avistados. "A partir de outubro, elas começam sua viagem de volta às águas do Polo Sul, onde ficam as áreas de alimentação", afirma. "Santa Catarina e principalmente as cidades compreendidas pela APA da Baleia Franca correspondem a um berçário da espécie, pois servem como zonas de reprodução em função das enseadas serem protegidas por encostas e proporcionarem segurança para atividades de acasalamento, procriação, amamentação e preparo dos filhotes".

A temporada em que as francas podem ser vistas no litoral começou em julho. Na primeiro sobrevoo, foram registradas 37 delas entre Torres, no litoral gaúcho, e Palhoça, na região metropolitana de Florianópolis. Groch considera o número de 102 baleias avistadas nesta quinta-feira com "normal". O recorde de animais avistados na costa ocorreu em 2006, quando os especialistas do PBF contabilizaram 197 indivíduos.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade