Estudos: mutações em gene podem causar câncer de ovário

9 set 2010 - 12h56

Mutações em um gene chamado ARID1A podem ser responsáveis por casos de câncer de ovário, dizem dois estudos publicados nesta quarta - um da Universidade de Baltimore, nos EUA, e outro da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá - segundo informações divulgadas pelo site ScienceNews. Os estudos foram publicados na revista Science e no New England Journal of Medicine.

A estudante russa Darya Egorova, 6 anos, passou por uma cirurgia pioneira contra um câncer de osso, em Londres. <a href="http://noticias.terra.com.br/ciencia/fotos/0,,OI131950-EI238,00-Cirurgia+retira+osso+e+reimplanta+em+menina+com+cancer.html" target="_blank"><b>Leia notícia relacionada</b></a>
A estudante russa Darya Egorova, 6 anos, passou por uma cirurgia pioneira contra um câncer de osso, em Londres. Leia notícia relacionada
Foto: Harley Street Clinic / BBC Brasil

Este gene, em sua forma normal, possui a função de reprimir a formação de tumores. Apenas um em cada cinco casos de câncer de ovário é detectado antes de se espalhar pelos ovários. Os cientistas participantes dos dois estudos disseram, em entrevista ao ScienceNews, que o tratamento e as pesquisas sobre câncer de ovário, atualmente, estão lentos, portanto essa descoberta trará grande avanço.

Foram pesquisados 119 ovários com células cancerígenas, nos quais em 55 foram achados o gene mutante. Em outro teste, realizado em duas mulheres, foi constatado que o gene ARID1A estava modificado nos tumores em ovário e sistemas de proteção ao câncer falharam em combatê-lo.

"Essa mutação é recente neste tipo de câncer", disse ao ScienceNews David Huntsman, patologista da Universidade da Colúmbia Britânica. "É possível que esta forma de câncer de ovário venha de celular originárias do útero", completou.