PUBLICIDADE

Animais vêem extinção em massa se aproximar

3 set 2010 - 12h55
Compartilhar

Corais, mamíferos e espécies tropicais podem ser extintos em futuro próximo, segundo cientistas que estudam o que ocorreram com estes animais no passado para prever seu futuro. As informações são da Discovery News.

Antes de ser devolvida ao mar, tartaruga marinha ameaçada de extinção recebe chip na Tailândia
Antes de ser devolvida ao mar, tartaruga marinha ameaçada de extinção recebe chip na Tailândia
Foto: EFE

Um fator que complica a previsão dos cientistas é que nenhuma extinção em massa ocorrida previamente na Terra foi causada por apenas uma espécie. Em período de mais de 500 milhões de anos, apenas três extinções deste gênero ocorreram e nenhuma foi tão devastadora como a que está para acontecer por culpa dos humanos.

Pesquisadores do Departamento de Ciências biológicas da Universidade Macquarie, nos Estados Unidos, pesquisaram dados de mais de 100 mil fósseis coletados por todo o mundo, para chegar à maior extinção em massa já ocorrida na Terra, no período Permiano-Triássico, há 250 milhões de anos.

Nesta época, um dos mais importantes grupos de animais eram os corais, que quase foram extintos no período. Há pouquíssimos fósseis de corais datando desta época. Portanto, entende-se que eles recuperaram sua diversidade com o passar dos anos. Mamíferos de grande porte e plantas tropicais também podem sumir em futuro próximo, graças à ação humana.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade