Notícias » Ciência e Meio Ambiente » Ciência e Meio Ambiente

 vc repórter: casal socorre gaivota em praia de SC
01 de setembro de 2010 18h57 atualizado às 18h59

A gaivota teve o anzol retirado pelos turistas. Foto: Marcelo Gaspari e Rosane Kleinschmidt/vc repórter

A gaivota teve o anzol retirado pelos turistas
Foto: Marcelo Gaspari e Rosane Kleinschmidt/vc repórter

Uma gaivota foi encontrada ferida, com o bico e a língua perfurados por um anzol de pesca, na praia de Taquarinhas, em Balneário Camboriú (SC), neste domingo. O animal foi socorrido por um casal de turistas que estava no local.

"Ela estava bastante assustada, exausta e com certeza sentindo muita dor pelo ferimento, pois tentava se desvencilhar sozinha", diz a contadora Rosane Kleinschmidt.

De acordo com ela, que estava passeando pela praia com o namorado, o engenheiro Marcelo Gaspari, eles encontraram animal, rodeado por abutres. "Parecia que eles estavam esperando a gaivota morrer", conta.

Com dificuldade Gaspari conseguiu alcançá-la, colocar um pedaço de madeira no bico para evitar as bicadas e com cuidado conseguiu remover o anzol. De volta a liberdade alçou voo para longe.

Apesar do ocorrido, segundo o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) de Itajaí, que atende a região, este tipo de acontecimento é raro. "Não foi possível acionar o órgão competente pois o lugar é isolado e o acesso é por trilha na mata", conta Rosane. "Fica um apelo aos adeptos da pescaria, que tenham o cuidado de recolherem todos os equipamentos de pesca".

A praia de Taquarinhas é comumente utilizada para a prática da pesca esportiva e, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente da cidade, é possível que algum pescador tenha perdido o anzol no local.

Os internautas Rosane Kleinschmidt e Marcelo Gaspari, de Joinville (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
vc repórter
  1. Apesar de raro, o incidente preocupou os turistas

    vc repórter
    Foto: Marcelo Gaspari e Rosane Kleinschmidt/vc repórter

  2. A gaivota foi ferida por anzol de pesca na praia de Taquarinhas

    vc repórter
    Foto: Marcelo Gaspari e Rosane Kleinschmidt/vc repórter

  3. O médico remove o anzol do bico da gaivota

    vc repórter
    Foto: Marcelo Gaspari e Rosane Kleinschmidt/vc repórter

/ciencia/foto/0,,00.html