Motivo pelo qual peixes não congelam no Ártico é descoberto

28 ago 2010 - 14h03

Pesquisadores da Universidade de Bochum, na Alemanha, descobriram os motivos que fazem com que os peixes não congelem até a morte no Oceano Ártico, de águas extremamente gélidas. A equipe de pesquisa divulgou seu trabalho na Revista da Sociedade Americana de Químicos, segundo informações do site Science Daily.

Dois wolphins (do inglês <i>whale</i> e <i>dolphin</i>) brincam em parque no Havaí
Dois wolphins (do inglês whale e dolphin) brincam em parque no Havaí
Foto: Reuters

Foi descoberto um sistema natural anticongelamento. Uma proteína com essa capacidade no sangue dos peixes afeta as moléculas da água ao seu redor e evita o congelamento. Não há química entre a proteína e a água, apenas a presença da proteína já é suficiente.

As águas do Oceano Ártico não costumam variar além de 0°C, e o ponto de congelamento do sangue dos peixes é de 0.9 °C. Portanto, se não ocorresse a ação do sistema anticongelante, os peixes morreriam. O funcionamento exato das proteínas continua indefinido para os cientistas.

Com uma técnica especial, os pesquisadores de Bochum conseguiram gravar a movimentação das moléculas da água e das proteínas. Com isso, puderam notar que o movimento das moléculas, que costuma manter uma ordem fixa, foi alterado com a presença das moléculas. Este efeito evita a cristalização do gelo, o que evita o congelamento dos peixes habitantes do Ártico.