PUBLICIDADE

vc repórter: pinguim aparece em praia de Bombinhas, em SC

14 ago 2010 - 10h43
(atualizado às 11h46)
Compartilhar

Ao menos um pinguim foi visto nadando próximo à Praia de Bombas, na cidade de Bombinhas (SC), a aproximadamente 70 km de Florianópolis. De acordo com o internauta Fabrício Jachowicz, morador do município, o animal aparentava estar saudável.

Nesta época do ano é comum que pinguins sejam vistos em todo o litoral catarinense
Nesta época do ano é comum que pinguins sejam vistos em todo o litoral catarinense
Foto: Fabrício Jachowicz / vc repórter

O pinguim foi avistado por volta das 16h da última quinta-feira e, segundo o morador, foi possível ver ao menos mais um pinguim nadando próximo ao local. Segundo o soldado Roecker, da Polícia Militar Ambiental de Tijucas (SC), região que atende também a cidade de Bombinhas, nesta época do ano é comum que os animais apareçam em todo o litoral catarinense. É possível que mais pingüins sejam vistos até o meio de setembro.

Ainda de acordo com o soldado, nesta época os animais vêm da região da Patagônia, entram na corrente marítima e muitas vezes param nas praias de Santa Catarina para descansar ou se perdem. É comum que alguns deles apareçam também machucados ou debilitados, como foi o caso de um pinguim que foi encontrado nesta última semana na praia do Perequê, em Porto Belo, cidade próxima de Bombinhas.

Nestes casos, a Polícia Ambiental recolhe o animal e o encaminha para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Florianópolis, onde recebe ele tratamento.

A Polícia Ambiental alerta que, caso alguém encontre um pinguim na praia, o procedimento correto é não mexer no animal e avisar as autoridades ambientais ou Corpo de Bombeiros. Segundo o soldado Roecker, em muitos casos o pinguim está apenas descansando, e as pessoas acabam achando que ele está machucado, tentam removê-lo e podem acabar estressando o animal.

O internauta Fabrício Jachowicz, de Bombinhas (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade