PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Impulso no cérebro é chave para boa noite de sono, diz estudo

Pesquisadores

10 ago 2010 - 10h06
Compartilhar

Um estudo de pesquisadores britânicos está dando esperança às pessoas que sofrem de insônia, distúrbio comum do mundo moderno. Os cientistas descobriram que impulsos elétricos no cérebro podem servir como filtro para os diversos ruídos que podem atrapalhar a noite de sono.

"Queríamos investigar o que promove o sono estável, mesmo em face do ruído, e porque algumas pessoas conseguem manter melhor o sono do que os outros", disse Jeffrey Ellenbogen, da prestigiada Harvard Medical School, dos Estados Unidos.

O objetivo da pesquisa é encontrar respostas sobre a base cerebral que integram uma pessoa dormindo em seu ambiente moderno, cercada de muitos ruídos. Dr. Ellenbogen monitorou a atividade cerebral de 12 homens saudáveis e mulheres que passaram três noites em seu laboratório do sono.

A primeira noite foi agradável e tranquila, mas as duas seguintes foram barulhentas, com 14 sons diferentes, incluindo alarmes e trânsito. Aqueles cujo cérebro produziu mais estímulos eram mais imunes aos ruídos. Em outras palavras, o cérebro que é mais ativo mesmo dormindo é o que consegue o melhor sono.

Dr. Ellenbogen explicou que "durante o sono, nossos neurônios estão ocupados em um processo muito complicado, inclusive, este estudo mostra, gerando sono fusos para nos proteger de ser despertado por ruídos no ambiente."

Não está claro por que algumas pessoas dormem melhor do qu as outra. Mas aprender mais sobre o fenômeno pode levar a criação de pílulas mais eficazes para dormir.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade