PUBLICIDADE

Filhote de leopardo raro passa por check-up na Alemanha

29 jul 2010 - 12h58
Compartilhar

Um filhote de leopardo de Amur (Panthera pardus orientalis) passou por um check-up médico nesta quinta-feira no zoológico de Leipzig, na Alemanha. A fêmea nasceu no dia 24 de junho, tem 2,8 kg e está bem. A subespécie é rara - restam apenas 44 animais que vivem em liberdade. As informações são da agência EFE.

Restam apenas 44 leopardos de Amur vivendo em liberdade
Restam apenas 44 leopardos de Amur vivendo em liberdade
Foto: EFE

Segundo o WWF, a situação do leopardo de Amur é complicada devido à perda de seu habitat e do conflito com humanos. A subespécie, ao contrário de seu "primo" mais conhecido que vive na savana africana, pode ser encontrada no leste asiático, principalmente na Rússia.

A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), classificou o animal como "criticamente ameaçado".

Características físicas

Ainda de acordo com o WWF, o leopardo de Amur tem várias características que a distinguem de outros felinos. O pelo, por exemplo, tem 2,5 cm no verão, mas, no inverno, chega a 7 cm de comprimento. Além disso, a pelagem fica clara com o frio e nas estações mais quentes fica mais amarela e avermelhada.

As rosetas da subespécie são maiores que a maioria dos leopardos e têm bordas grossas. As pernas também são mais curtas, o que os cientistas acreditam ser uma adaptação para caminhar na neve. Machos adultos têm, em média, entre 32 kg e 48 kg, mas podem chegar a 75 kg. As fêmeas normalmente pesam entre 25 kg e 43 kg.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade