PUBLICIDADE

Medida do pescoço pode identificar riscos à saúde, diz estudo

12 jul 2010 - 08h43
(atualizado às 08h53)
Compartilhar

A medida do pescoço pode ajudar a identificar riscos de obesidade, hipertensão e apneia do sono em crianças. Foi o que revelou pesquisa americana publicada na revista Pediatrics. A circunferência do pescoço seria ainda mais precisa do que o Índice de Massa Corporal (IMC), diz o estudo.

A partir da pesquisa, feita com mais de mil crianças e adolescentes nos EUA, os cientistas puderam estabelecer medidas-limite que identificam risco de problemas ligados à obesidade.

O presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Márcio Mancini, afirma que a técnica já é usada em adultos. "A medida do pescoço e a da cintura identificam a gordura visceral. Quem tem alto índice corre mais risco de ter hipertensão, problemas cardíacos e diabetes", diz.

Já o representante da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, Amélio Godoy, ressalta que a técnica é eficiente, mas pode dar margem a erros. "Um jovem que luta judô pode ter o pescoço grosso e não ter gordura no abdômen."

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade