PUBLICIDADE

Bióloga capta mundo transparente e colorido dos anjos-do-mar

Natalia Chervyakova passou muitas horas nas geladas águas do Ártico para registrar as imagens das minúsculas criaturas.

9 jul 2010 - 08h17
(atualizado às 12h25)
Compartilhar

Uma fotógrafa e bióloga marinha divulgou imagens raras e ricas em detalhes de uma lesma marinha conhecida como anjo-do-mar. As fotos, de Natalia Chervyakova, da Universidade Estadual de Moscou, mostram anjos-do-mar (Clione limacina) em detalhes, translúcidos e com nadadeiras que parecem asas, dando a eles uma aparência de anjo.

As fotos das minúsculas criaturas, que medem entre 5 e 8 milímetros, foram capturadas por câmeras submarinas especiais no Mar Branco, na Rússia. Para capturar as imagens, Chervyakova passou várias horas na água com o mínimo de movimentação, porque as criaturas reagem a qualquer distúrbio.

Pouco se sabe sobre estas criaturas que nadam sob o gelo ártico. Anjos-do-mar caçam somente borboletas-do-mar (Limacina helicina), que são sua única fonte de alimento. As borboletas-do-mar, porém, aparecem apenas durante um curto período de tempo e não se sabe como os anjos-do-mar se alimentam quando os pequenos moluscos não estão por perto.

Anjos-do-mar utilizam ganchos afiados e quitinosos em sua boca para retirar e comer os corpos moles das borboletas-do-mar
Anjos-do-mar utilizam ganchos afiados e quitinosos em sua boca para retirar e comer os corpos moles das borboletas-do-mar
Foto: Natalia Chervyakova - Arctic Circle Dive Centre / BBC Brasil
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade