PUBLICIDADE

Estudo: vagalumes sincronizam luzes para conquistar fêmeas

8 jul 2010 - 16h50
Compartilhar

Um novo estudo da universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, indica que os vagalumes machos sincronizam suas luzes para atrair as fêmeas. Segundo os cientistas, a sincronia das piscadas ajuda as fêmeas a encontrar os machos da sua própria espécie, e não cruzar com um vagalume de outra. As informações são do Discovery News.

Cientistas afirmam que vagalumes sincronizam suas piscadas para que fêmea não confunda as espécies
Cientistas afirmam que vagalumes sincronizam suas piscadas para que fêmea não confunda as espécies
Foto: Getty Images

Os pesquisadores afirmam que quando a fêmea vê os machos piscando no mesmo padrão, ela pode responder com outro flash para chamar o parceiro. "O que as fêmeas estão fazendo é procurar pelo número e o tempo dos flashes", diz o pesquisador Andrew Moiseff.

Os cientistas, para testar a teoria, utilizaram pequenas luzes LED que imitavam os padrões de diferentes espécies. Contudo, os pesquisadores não consideram que os trabalhos tenham acabado. "De seis a 12 machos podem ser atraídos (pela luz da fêmea), nos não sabemos se ela distingue entre os machos quando responde", diz Moiseff.

Não é incomum encontrar no campo uma fêmea cercada por vários machos, o que indica, segundo os cientistas, que há outro nível de seleção ainda não descoberto. "O fato de que as fêmeas tendem mais a responder a sinais sincronizados do que aos não sincronizados é um grande negócio. Nós sabemos que, para o macho, receber um sinal positivo da fêmea é pelo menos metade da batalha de conseguir uma parceira", diz o cientista.

O estudo será publicado na edição do dia 9 da revista especializada Science.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade