PUBLICIDADE

OMM considera frágeis as condições de La Niña no Pacífico tropical

6 jul 2010 - 09h47
Compartilhar

A Organização Mundial da Meteorologia (OMM) informou hoje que são fracas as condições de "La Niña" no Pacífico tropical, que provavelmente não devem se intensificar nos próximos meses, por isso que não deve haver impacto nas condições meteorológicas.

O fenômeno de La Niña (temperatura do mar inferior ao normal) ocorre após a rápida dissipação do "El Niño" (temperaturas mais quentes do que as frequentes) no início de maio.

A organização especificou que "quase com segurança" o fenômeno El Niño não aparecerá durante a segunda metade de 2010.

"Estamos à beira do episódio de La Niña, e é provável que ocorra um episódio deste fenômeno na segunda parte de 2010, embora seja possível o retorno das condições neutras", disse em entrevista coletiva o analista da OMM Rupa Kumar Kolli.

"Temos condições leves de La Niña, mas as temperaturas não são adequadas para declarar o fenômeno", acrescentou.

Eventos - "La Niña" e "El Niño" - podem alterar os padrões normais das precipitações tropicais e da circulação atmosférica, o que pode incidir nas condições de muitas partes do mundo.

Em junho, a temperatura da superfície marítima desceu 0,5 graus centígrados abaixo do nível normal no Pacífico central equatorial, perto do nível das condições de La Niña.

Do mesmo modo, a OMM apreciou que existem temperaturas inferiores a média abaixo da superfície marítima na mesma região.

Embora pareça provável que as condições do La Niña intensifiquem o desenvolvimento nos próximos meses, o ritmo e a magnitude são incertas, sem indicações até o momento de algum evento brusco relativo à temperatura da superfície marítima.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade