PUBLICIDADE

Estudo determina datas de reinados no antigo Egito

25 jun 2010 - 11h15
(atualizado às 11h23)
Compartilhar

Um novo estudo traz informações detalhadas sobre a linha do tempo do Antigo, Médio e Novo Reino do Egito, usando datação radiocarbônica. Embora se já saiba muito sobre a ordem cronológica dos faraós que dominaram o antigo Egito, as datas continuam confusas.

Ao datar 211 amostras de artefatos associados aos reinados de diferentes monarcas, o estudo traz as informações mais precisas até hoje sobre dezenas de faraós. O estudo aparece na edição de junho da Science.

Por exemplo, o Novo Reino - a era do rei Tutancâmon e dos reis Ramsés - começou entre 1.570 e 1.544 a.C., de acordo com o relatório. Estimativas anteriores sugeriam que a data seria 1.550 ou 1.539 a.C.

A data também indica que Djoser, notável faraó do Antigo Reino, começou seu reinado entre 2.691 e 2.625 a.C. Estimativas anteriores variavam, com duas fontes amplamente citadas sugerindo que seu reinado tinha iniciado em 2.667 ou 2.592 a.C.

"A pesquisa está em linha com as estimativas anteriores, mas nos traz períodos mais precisos", disse Christopher Bronk Ramsey, arqueólogo da Universidade de Oxford.

Para conduzir o estudo, Ramsey e colegas usaram mostras de museus do mundo todo, incluindo o Metropolitan Museum of Art, de Nova York. As amostras vieram de sementes, cestas, tecidos, caules de plantas e frutas associadas a um reinado em particular. A maioria das amostras foi tirada de tumbas. Datações radiocarbônicas anteriores usaram tecnologia menos precisa e amostras de carvão e madeira, o que pode ter levado a estimativas pouco precisas. Pelo fato de não haver recursos como carvão e madeira em quantidade suficiente, eles podem ter sido reutilizados ao longo de diferentes reinados, disse Ramsey.

The New York Times
Compartilhar
Publicidade