PUBLICIDADE

Artista registra detalhes de abelhas ampliados até 5 mil vezes

20 jun 2010 - 10h23
(atualizado em 22/6/2010 às 08h24)
Compartilhar

Um trabalho da artista Rose-Lynn Fisher mostra detalhes microscópicos das abelhas. Através de um scanner eletrônico, Rose registrou 60 imagens da anatomia dos insetos aumentadas em até 5 mil vezes. O trabalho virou livro, intitulado BEE (abelha, em inglês). As informações são da New Scientist.

Imagem do ferrão, aumentada 650 vezes, mostra detalhes da estrutura
Imagem do ferrão, aumentada 650 vezes, mostra detalhes da estrutura
Foto: Reprodução

A partir das imagens de Rose, podem ser vistos detalhes, como a ponta do ferrão desses animais, que tem formato serrilhado. "O ferrão é uma versão modificada de um ovipositor, o órgão da abelha rainha que põe ovos. Uma abelha vai ferroar apenas para se defender ou defender a colmeia. Quando uma abelha ferroa uma pessoa ou outro mamífero, as farpas do ferrão ficam presas e, quando a abelha tenta se libertar, ela morre", afirma a autora.

Em outras imagens (confira mais detalhes na aba "fotos" acima), podem ser vistos detalhes, como os olhos dos animais aumentados 190 vezes. "O olho é composto de centenas de lentes hexagonais, as quais capturam a luz de diferentes ângulos e detectam movimento. (...) Cada lente é sensitiva à luz ultravioleta, a qual pode revelar marcas em flores que são invisíveis aos humanos, mas informam às abelhas onde pousar para encontrar néctar", afirma.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade