PUBLICIDADE

Cientistas dizem ter criado material "mais preto que o preto"

11 jun 2010 - 18h35
Compartilhar

Pesquisadores das universidades de Purdue e de Norfolk, ambas nos Estados Unidos, afirmam ter criado um material "mais preto que o preto". Segundo os cientistas, o material é capaz de absorver praticamente toda a luz que chega a ele, ao contrário do preto convencional, que reflete um pouco da luz. As informações são da New Scientist.

Os cientistas dizem que o resultado da pesquisa foi um metamaterial criado por pequenos componentes, menores que as ondas de luz que terão que interagir. Eles utilizaram fios de prata de 35 nanômetros de diâmetro, incorporados a quadrados de 1 cm de óxido de alumínio, com 51 micrômetros de diâmetro.

Ao testar o material, a equipe utilizou uma luz próxima ao limite da visão humana. Se a superfície fosse polida, 20% da luz era refletida, mas, se fosse mantida áspera, a reflexão caia para menos de 1%. Os cientistas afirmam que o resultado é equivalente em todo o espectro da luz.

Ainda de acordo com a reportagem, os cientistas afirmam que a aplicação inicial desse tipo de material seria militar, para criar equipamentos invisíveis a radares.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade